Cozinhas com Ilha: As cozinhas mais modernas começaram a integrar o conceito de “Ilha”. As cozinhas mais tradicionais, costumavam alinhar os móveis com as paredes. Ao contrários as cozinhas modernas, começaram a implantar um elemento no centro que se começou a designar de “Ilha”.A minha Cozinhas pode ter uma ilha?
Nem todas as divisões de Cozinha têm dimensões necessárias para que seja instalada uma ilha. A menor largura da Cozinha deve ser 3,00 metros (descontando as paredes interiores). A distância entre a Ilha e os restantes móveis / paredes deve ser de cerca de 1,20 m.
Alguns autores de design de interiores, acreditam que de uma forma geral, é possivél instalar uma Ilha numa Cozinha com área útil a partir dos 9 m2.

O que é uma Ilha?
A Ilha não é mais que uma continuação da bancada, mas, normalmente surge separada desta. Pode ter as seguintes características / utilizações:
- servir para espaço de refeição / mesa
- integrar placa e exaustor
- integrar pia/lavatório
- integrar placa, exaustor, pia e lavatório
- integrar arrumação na parte inferior dos blocos de móveis
As ilhas normalmente são revestidas na parte superior com bancada em pedra natural ou pedra sintética (Silestone, Compact por exemplo), ou a outros materiais utilizados para tampos como inox, folheado etc (depende do orçamento e utilização pretendida).
Exemplo 1
A imagem de cozinha que apresentamos a seguir é talvez a mais completa. Trata-se de uma Cozinha com Ilha, em que a mesma integra: 1) espaço de refeição sobrelevado com dois bancos; 2) lava-loiça com chuveiro extensível; 3) placa (nota o exaustor foi encastrado no tecto, neste caso no pladur, como é possivél ver na anotação da imagem (*)).

(*) não é comum ver exaustores encastrados no teto (talvez porque, dependendo do alcance de extracção do equipamento a distância entre a placa e a entrada da exaustão resulta muito elevada, o que pode levar a um resultado insuficiente em termos práticos).
Exemplo 2
Na seguinte cozinha vemos uma ilha com uma pia e torneira, com a bancada sobrelevada, por baixo da bancada existem móveis com frentes lacadas a branco com brilho. A ilha tem um bordo rebaixado onde assenta uma mesa em madeira (mesa extensível) com arrumação de bancos por baixo. Trata-se de uma solução bastante prática e funcional.

Exemplo 3
No projeto de cozinha que se segue, temos uma ilha que tem uma forma de semi-circulo / arredondada. Serve para mostrar que a ilha não tem de ter dimensões quadradas ou rectangulares. Trata-se de uma solução moderna com exaustor moderno e em que a dificuldade de execução passa por encontrar pias em inox / placas que possam acompanhar a geometria pretendida. Sendo que em termos de pia já é possivél fazelas encastradas por baixo à banca com materiais sintéticos.

Exemplo 4
Esta cozinha tem uma ilha completamente revestida a pedra natural, sem móveis visíveis e integra uma zona para lavagem de louça. Não se trata de uma solução muito funcional nem que optimize o espaço, serve como exemplo ideias para tipos de revestimentos das ilhas.

Exemplo 5
O projeto que se segue contempla a Cozinha com Ilha, em que: ao centro existe uma zona com placa + exaustor sobrelevada e à volta uma bancada para refeição. A solução para ter o local de cozinhar + refeição o mais próximo possivél.

Partilhe as suas ideias connosco, envie as suas fotos.
Só ilhas para cozinha . Preciso dever modelos e preços. Obrigado