Aplique (iluminação)

Os apliques são elementos de iluminação que são colocados normalmente nas paredes. Normalmente são constituídos por um suporte de aplique e pelo aplique (que acaba por ser um revestimento do suporte e da fonte de iluminação – lâmpada ou led).

Os apliques são normalmente instalados no terço superior da parede.

Barrote (madeira)

Barrote: Peça de madeira serrada com dimensões várias (60 x 80 mm, 80 x 120 mm, etc.) usada como estrutura em pavimentos, coberturas e em paredes antigas.

Betume

O betume é um material que serve normalmente para revestir juntas. No caso de áreas exteriores deve ter elevada elasticidade e ser impermeável (assim como quando aplicado em casas de banho e zonas húmidas).

Existem várias tonalidades de betumes. A betumagem de juntas no processo de assentamento de ladrilho é dos últimos passos (antes das limpezas finais).

Cimento Cola

Cimento cola é um cimento especifico para prender “colar” peças de revestimento cerâmico / ladrilho.

Pode ser utilizado para interior e exterior (dependendo do tipo de cimento cola) e é adequado para revestimentos de pavimento e paredes.

cimento cola

Esmalte Sintético (pintura)

Esmalte sintético é um produto de pintura (normalmente de secagem rápida) para decoração e proteção de elementos metálicos (incluindo ferro e suportes ferrosos, para qual existe um esmalte sintético especifico).

À semelhança das pinturas, a aplicação destes esmaltes deve ser precedida de aplicação de primário e desinibidor de ferrugem (caso seja uma repintura), no entanto, existem esmaltes que não necessitam de aplicação de primário / tratamento de ferrugem (funcionam como primário + cobertura).

Os esmaltes têm vários acabamentos (incluindo martelado) e são normalmente utilizados para pintura / reparação de: escadas metálicas, grades, poleias de estendais, guarda-corpos, estruturas metálicas etc.

 

Lumiária

Lumiária é o nome usualmente atribuído a uma unidade de iluminação (por vezes também designada como armadura de iluminação), constituída pelo conjunto das lampadas e das peças necessárias para fixar e ligar à rede de energia eléctrica por forma a que esteja em condições de distribuir luz.

MDF (placas de MDF)

O MDF é um material que se obtém com fibras de madeira natural coladas com resinas (usualmente resinas sintéticas).

Nas construção é comercializado em placas, placas de MDF.

O MDF apresenta as seguintes características: fácil de cortar, fácil de aparafusar, fácil de lacar / pintar, fácil de colar.

O MDF na construção é utilizado para carpintarias (móveis, portas caixas de estores, rodapés etc.).

Pode ser utilizado no exterior se forem placas de MDF hidrofugas.

Preço de construção

A Portaria nº370/2013 de Dezembro fixa o valor médio de construção (preço de construção) por metro quadrado a vigorar desde 2014.

Consultar portaria no Diário de Republica aqui.

Primário (pintura)

Primário é o produto que normalmente é aplicado antes de ser aplicada a tinta. A sua função é preparar o suporte para receber a tinta. Pode ser utilizado também para tratamento anti-fungos e para selar suportes porosos.

A aplicação de primário aumenta o rendimento da tinta, evitando terem de ser aplicadas mais demãos.

Sanca

Sanca é um elemento construtivo (guarnição) colocado no tecto, normalmente na junta de transição entre o tecto e a parede que serve como elemento de acabamento (ornamento) e de remate.

sanca