Limpeza de Fachadas

A limpeza / lavagem de fachadas é um trabalho de manutenção de exteriores que pode ser realizado com recurso a andaimes ou cordas.

Como em geral se trata apenas de um trabalho de limpeza e não de reparação, pode ser mais económico e viável a realização deste trabalho por cordas (habitualmente denominado por rapel ou alpinismo industrial).

A escolha dos materiais para a limpeza de uma fachada é um momento fundamental para garantir a qualidade deste tipo de trabalho ou mesmo evitar a danificação de elementos exteriores.

Existem fachadas que não podem ser lavadas com detergentes correntes ou ácidos ou mesmo desincrustantes.

A presença de fungos nas fachadas deve ser avaliada para verificar a necessidade de utilização de produto anti-fúngico.

 Fachadas revestidas a vidro

A limpeza de fachadas revestidas a vidro é provavelmente a mais simples, pode ser feita com jato de água fria a alta pressão e utilização de detergentes para vidros.

Fachadas revestidas a azulejo

Neste tipo de limpeza, é importante inspeccionar também o betume que reveste as juntas dos azulejos, para evitar infiltrações.

A limpeza é feita normalmente com jato de água fria a alta pressão.

Fachadas com placas de fiborcimento

Devem ser utilizados detergentes neutros, próprios para fibrocimento. No caso do fibrocimento conter amianto, a substituição destes painéis deve ser considerada.

Deve ser considerada a escovagem destes paineis para obter um resultado de qualidade superior.

Fachadas com painéis fenólicos

Este painéis são frágeis e a sua limpeza deve ter alguns cuidados.

Fachadas com elementos metálicos

Os elementos metálicos em norma devem ser escovados com escova de aço, e devem ser tratadas com tratamento anti corrosivo, lavados, e pintados.

Fachadas revestidas a pedra

Quando se trata de revestimento de fachadas em pedra natural, é necessária uma especial atenção na técnica de lavagem e nos produtos utilizados para evitar a degradação da cor natural da pedra.