Remodelações de Casas de Banho

Impermeabilização

A parede que confina a zona banheira / base de duche deve ser revestida por um material de impermeabilização (material resistente à água) até a uma altura não inferior a 1,85 m acima do nível do pavimento.

O pavimento junto à zona da base de duche deve também ser impermeabilizado.

Pavimentos

O pavimento das casas de banho devem ser materiais resistentes à água ou com aplicação de impermeabilização (exemplo: impermeabilização de cortiça para aplicação em zonas húmidas).

Devem utilizar-se materiais anti-derrapantes no chão e na base de duche.

Envidraçados

Deve ser utilizado sempre vidro temperado ou equivalente em portas / painéis fixos de banheira ou chuveiro.

As divisórias de vidro (para vidros grandes), devem ser suportadas não só pelos perfis e ferragens mas também por um varão superior.

Canalizações

Com o investimento em materiais novos para a casa de banho, poderá fazer sentido substituir a canalização da casa de banho, uma vez que, a reparação de uma canalização antiga pode estar associada à necessidade de remoção de revestimos de chão e parede (azulejos, por exemplo) ou teto (tetos falsos). Devem ser verificadas / substituídas as seguintes redes de água:

  • Rede de abastecimento de água (rede de água fria e rede de água quente);
  • Rede de esgotos

Tomadas elétricas

As tomadas devem ter proteção (interruptores de circuito de terra) e uma tampa de proteção para impedir a entrada de água.

As tomadas devem ser instaladas a pelo menos 0.9/1.0 m do bordo exterior do lavatório.

Orçamentos para re

Bancadas

As bancadas das casas de banho devem ter uma altura de 0,8 a 1,1 m. No entanto é apenas uma recomendação. Devem ser instaladas como for mais conformável para o utilizador.

As bancadas devem ser em material resistente à água. Alguns tipos de bancadas: pedra, cerâmica, Viroc, Microcimento (ver aqui exemplos de Casas de banho em Microcimento), Cimento afagado, pastilha, materiais compósitos a imitar madeira, pladur hidrofugo.

Portas

Nas casas de banho podem ser utilizadas portas de batente (portas interiores normais), portas de correr em calha e portas de correr cassete.

No caso das portas de batente, a abertura livre recomendada é de 0,815 m.

As portas de batente em casas de banho não devem interferir com outras portas (incluindo as dos móveis e outras), ou com a correcta utilização dos equipamentos e mobiliário no interior do espaço.

Se está a remodelar a sua casa de banho, lembre-se que pode sempre pedir ao arquitecto que altere o lado para onde abre a porta de forma a optimizar a utilização do espaço.

Saiba mais

Ideias Casas de Banho Pequenas

Ideias Remodelações Casas de Banho