A impermeabilização de um terraço é uma obra que exige a participação de profissionais com competências para a execução deste tipo de trabalhos, uma vez que está normalmente associada a existência de infiltrações.
Pendentes em terraços
A verificação das pendentes na impermeabilização de um terraço é um dos aspectos mais importantes a ter em consideração. Verificar pendentes significa verificar se o terraço tem inclinação suficiente para não ter zonas de acumulação de água.
Recomenda-se que sejam verificadas as pendentes antes de ser finalizada a obra de impermeabilização.
Zonas de acumulação de água vão ser criticas e normalmente estão associadas a reincidências em termos de existência de infiltrações.
A existência de pendentes adequadas evita problemas de infiltrações e melhora a qualidade e durabilidade da obra em geral.
Existem normas que definem a pendente que determinada cobertura plana (terraço) deve ter. No entanto, actualmente já existem sistemas de sucção que permitem ter terraços com pendente nula (sem qualquer inclinação), sendo esses sistemas responsáveis pelo encaminhamento das águas das chuvas para a rede de drenagem de águas pluviais.
Materiais para impermeabilização
Os materiais mais utilizados para impermeabilização de terraços são as telas. Telas asfálticas ou telas em PVC. Mais recentemente têm sido utilizados materiais tipo geotêxtil para impermeabilização de terraços com revestimento cerâmico.

Remates
A correcta execução de remates é outro aspecto que pesa na realização deste tipo de obras, garantindo que não existem infiltrações por pontos singulares. Por exemplo a correcta execução de remates das telas com tubos de queda garante que não existem pontos de infiltração na entrada do tubo de queda.
Diagnóstico
A realização de diagnóstico como: ensaios de carga, inspecção a tubos de queda são acções de apoio de decisões sobre o processo construtivo / levantamento de necessidade de manutenção.